Welcome!

Um espaço para falarmos daquilo que nos deixa felizes, aquelas coisinhas que melhoram o nosso humor num dia azedo.Maquiagem, culinária, viagens, bem estar, livros. Escolha um lugarzinho bem confortável no sofá, que assunto não há de faltar!

13 janeiro, 2015

Viagem para NY - dia 1





Olá pessoal!


Vista do Empire State Building.
Resolvi dar uma ressuscitada no blog, porque acho que vale a pena retribuir com informação toda a ajuda que tive em grupos de viagem, e em blogs mesmo. Estava decidida a não postar nada sobre a viagem pra NY, mas querendo ou não, eu acabo falando disso, então resolvi deixar tudo condensado, no mesmo lugar, tanto para quem quiser pesquisar quanto para darmos aquela olhadinha daqui a alguns anos. Então, três meses depois, vim contar da viagem de 12 dias para NY, em setembro de 2014.
Tenho de pedir desculpas pelo tamanho do texto. Como podem ver, eu não domino a habilidade de sintetizar informação, mas também achei necessário dividir algumas informações que fizeram falta em minhas pesquisas. De qualquer forma, tentarei o possível para que os próximos posts sejam mais curtos e objetivos.
Nós viajamos em casal e não temos filhos. Não somos dados a luxos (mas também não acho ruim se aparecer algum rs), não temos preguiça de caminhar, não sentimos necessidade de fazer três refeições sentados em uma mesa, nos adaptamos razoavelmente fácil.
O nosso roteiro foi um capítulo à parte, pois começou a ser montado com 9 meses de antecedência, com dicas de blogs, leituras de 3 livros, troca de idéias em grupos na internet/facebook, e o bom e velho mapinha mesmo e sites de cada atração. Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas quando o assunto é viagem, eu gosto de me programar ao máximo! Mesmo assim, senti que fiz coisas erradas e lógico que descobri isso na prática, da pior forma. Levamos celular com GPS, mas o nosso grande guia foi um roteiro de papel, encadernado, com a descrição do roteiro e o trajeto via Google Maps. Pode parecer besteira mas ajudou demais! Mesmo eu sabendo a geografia de Manhattan quase de cor, de tanto que estava acostumada a olhar em mapas, às vezes bate uma insegurança ou deixamos passar algo.
Viajamos fora de época de promoção, mas mesmo assim vou colocar alguns preços ao longo dos relatos, pois senti muita falta deste tipo de informação. Fui uma ‘estudante’ muito criteriosa neste sentido, eu gosto de ler sobre o lugar que vou visitar, seja ele qual for. E foi desta pesquisa toda, que nasceu o roteiro que posto a seguir:
Viajamos pela AA, vôo sem escalas, e chegamos lá na manhã ensolarada do dia 07/09. Voo ok, tripulação ok, Infos do aeroporto ninguém quer saber, né? Haha!
Nós estávamos com poucas malas, e por questões muito particulares (a- economia e b-necessidade de testar nossos limites e c- aventura) optamos por fazer o trajeto até Manhattan via Air Train saindo do JFK em direção à Howard Station, onde descemos e pegamos o metrô linha azul C. O metrô me pareceu meio vazio nas primeiras estações, uns lugares que não lembravam NY nem de longe, e isso causou uma confusão básica no cérebro, mas logo chegou mais gente à medida que nos aproximávamos da ilha;  logo deu pra perceber que estávamos na Big City, e fui reconhecendo a cada estação do metrô o trajeto que tinha pesquisado por meses! Ao passarmos pela estação do Museu de Historia Natural, percebi que estávamos quase em “casa”, e eu lembro até agora da sensação inexplicável ao sairmos do lado de fora da estação, bem ao lado do Central Park! Vou lembrar pra sempre desta sensação! Sei que voltarei pra lá, mas a primeira é sempre a primeira né?
Sobre a estadia/ hospedagem: assim que descobri o site AirBnB, eu achei a proposta interessante  e já tinha optado por ela, mas pesquisei hotéis e, após comparar preços, ficar em hotel meio que saiu da lista! Eu queria a experiência completa. Ok, pode ter a ver com o filme “O amor não tira férias”, que eu vivo assistindo... A negociação foi muito tranquila, nós fomos rejeitados por alguns hosts e aceitos por outros, se alguém precisar de dicas, tenho dois hosts ótimos pra indicar. Fechei com um moço que tem um auxiliar brasileiro, mas há também uma outra host brasileira muito qualificada no site. O apto em que ficamos está a uma quadra e meia do Central Park, na porção mais ao Norte do Upper West Side, próximo da Columbia University e perto do Harlem. Estações de metrô próximas, groceries, pizzaria, e se você estiver com disposição pra andar duas quadras, estará num The Whole Foods mara, Starbucks e também numa Sephora e TJ Maxx pequeninhas!
Nós tivemos uma pequena dificuldade para lidar com o esquema de abrir o apto, pois não vimos o anfitrião e nem o seu auxiliar, em nenhum momento. Vou descrever porque pode ser novidade pra mais gente: a chave fica dentro de um cadeado giga, presa na grade, do lado de fora do prédio. De posse da senha numérica, abre-se o tal cadeado, pega-se a chave que está dentro, e assim terá acesso ao prédio. Esta senha é fornecida aos guests juntamente com outras informações após confirmada a reserva no AirBnB. Mas claro que na prática não foi bem assim, vou dar a desculpa do vôo longo, confusão mental e tal. No fim, deu certo, não sem antes a gente pensar que ficaria a)fechado pra fora do prédio e b)fechado pra fora do apto, já que a chave do apto gira para o lado contrário e deu tipo um ‘tranco’ na hora de abrir a porta.
Perrengues vencidos, largamos a mala no apto já perto do almoço, e seguimos saltitantes com o roteiro, andamos ladeando o Central Park no lado do UWS a pé, curtindo a vista e encontrando montes de brasileiros, que falam alto e gesticulam sem parar haha... fiz muitas fotos neste dia, o clima estava muito agradável. Depois disso, tomamos metrô quando já estávamos cansados de andar e, com alguns endereços, e o primeiro estabelecimento comercial que eu visitei em NY foi a loja do chip para o celular, compramos um chip da T Mobile que funcionou perfeitamente no meu celular brasileiro, fica a dica, no site da empresa você consegue verificar se o seu aparelho funciona na rede deles.
Depois, lanche no Wendy’s, e reconhecimento da região central. A gente fez um trajeto a pé percorrendo as ruas 31, 33, 34 e 37 em suas porções entre a 5th Ave e a 7th ave, e aqui vale o que cada um decidir, já que o lugar é lindo, tem aquela coisa de cidade grande movimentada, porém com um certo charme e passando por alguns dos famosos pontos turísticos queridinhos dos brasileiros (e creio eu, de todo mundo). Aqui ficam O Empire State Building, o Madison Square Garden, a loja GIGA da Macy’s e, subindo pela Broadway, que por si só é bem chamativa, chegamos à Times Square, quando já estava anoitecendo. Tudo lindo, brilhante, lotado, cheio de personagens de filmes posando pra foto e pedindo tips, não banque o indeciso aqui, ou vai gastar uns dólares com isso. Melhor fazer o carão e sair andando e dizendo ‘no, thank you’ para tudo e para todos. A escadaria onde o Jay-Z e a Alicia Keys gravaram a famosa música “Empire State of Mind” nunca estava disponível para mim. O mundo inteiro e eu tivemos a mesma idéia. Tirando tudo isso, há algo sim de diferente nesta rua, pelo menos na primeira vez que passei lá, e acho que passei por lá quase todos os dias a caminho de outras aventuras. Não gosto de multidões, então senti a magia e fui embora haha! Não deixamos de fazer o que todo turista faz por lá: visitamos a MM’s World, ficamos loucos com os tubos gigantes cheios de MMs, enchemos o saquinho com um mix deles e fomos embora. Nós, particularmente, não piramos com a loja, talvez porque a nossa expectativa estava bem alta e esperávamos algo maior. Mas valeu a visita! Meu marido que o diga, já que jantou MM por uns 5 dias! 
Grata pela paciência de quem leu até aqui! 
See you around!

2 comentários:

  1. Taiza,

    Estou apaixonada pelo seu primeiro dia em NY, confesso que embarquei juntinho com cada relato, me senti em NY.
    Estou me programando para viajar em 2018/2019, mas tudo indica que vamos em 2018, isso se o dólar deixar, rs!
    Mas, como o meu grande sonho sempre foi conhecer NY, já comecei a realizar as minhas pesquisas, fiz um e-mail somente para dicas, roteiros, lojas, tudo sobre NY.
    Obrigada por cada informação, estou amando.

    Parabéns pelo blog.

    Vou continuar lendo sua sobre sua estadia em NY.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, eu fico muito feliz que tenha lido e que tenha tirado um tempinho pra comentar! Se eu não tivesse feito este relato, já teria esquecido de muita coisa, gostei muito de poder escrever e reviver estes dias felizes!
      Mesmo com o dolar alto, o que às vezes impede a gente de fazer comprinhas - e eu falo por mim, pela minha realidade, que se fosse eu indo com o dólar nestas alturas, certamente estaria com a corda no pescoço - vale a pena demais conhecer a cidade! NYC é uma cidade pra se caminhar muito, a ponto de ter de parar pra descansar as pernas, mas não queremos ficar sentados, pois podemos estar perdendo ou deixando de ver algo, sabe? Vá em frente, era meu sonho também, e espero ir de novo em breve! Você não vai se arrepender ;-) Bjs!

      Excluir